Cassação de ‘mamãe falei’ já é dada como certa na ALESP

Por falas sexistas em pleno contexto de guerra, lideranças do congresso nacional pressionam em São Paulo por perda de mandato

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados, CC BY 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by/3.0, via Wikimedia Commons

O Deputado Estadual Arthur do Val (Podemos-SP) tem sua cassação dada como certa por grupos ligados a Brasília, que articulam na Assembleia Legislativa de São Paulo a sua derrubada. A rejeição por parte tanto do bolsonarismo como da esquerda é apontada como decisiva.

“Ele não tinha amigos e a pressão tá grande”

Um dos grupos que ajuda a pressionar é o Elas no Poder, que cuida de capacitar “mulheres líderes para ocuparem seus espaços na política”.

‘Mamãe Falei’, como ficou conhecido, já coleciona 12 pedidos de cassação no conselho de ética da ALESP, além de ter sofrido repúdio da Ordem dos Advogados do Brasil, de diplomatas da ucrânia no Brasil e de próprios correligionários, tudo por conta de áudios vazados onde afirma que as mulheres ucranianas que estão fugindo da guerra “são fáceis porque são pobres”, além de comparar a fila de refugiadas com uma “fila de balada”, dentre outras declarações de cunho sexista.

Lá no velho continente, ultranacionalistas russos chegam a produzir material incitando o assassinato do político, inclusive falando em recompensa em dinheiro.

Arthur do Val já anunciou a retirada de sua pré-candidatura ao governo do estado, além de estar prestes a ser expulso do Podemos. Pediu desculpas, atribuindo o que ele classificou como erro à sua idade, 35 anos, a qual considera tenra. Apesar disso, chama as denúncias de “injustiça”, já anunciando que vai lutar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: