Anúncios

Sars-CoV-2 pode ter vindo de mais de um animal

Última atualização:

Tempo de leitura:

1 minuto
Anúncios

Vírus causador da COVID-19 pode ter passado de animais para pessoas mais de uma vez, lá em sua origem, em Wuhan. Infecções pode ter ocorrido, inclusive, em mais de um mercado de animais exóticos.

Morcego-Ferradura. | Foto: Martin Grimm

A revista Nature publicou ontem, 16, artigo que levanta a hipótese de que o Sars-CoV-2, vírus responsável pela pandemia da COVID-19, teria se espalhado não de apenas um animal para um humano. O estudo dá conta de que existiram pelo menos duas introduções de SARS-CoV-2 na população humana. Isso significa que podem ter existido vários ‘pacientes 0’, transmitindo a doença para outros seres humanos.

As linhagens analisadas , chamadas A e B, possuem diferenças significativas em nucleotídeos. Analisando um banco de dados online dos genomas já sequenciados, notaram alterações que não poderiam ser explicadas por mutações já no corpo humano. O raciocínio dos cientístas leva para a ideia de que outros mercados em Wuhan podem ter sido responsáveis pela transmissão do vírus de animais selvagens para humanos.

A descoberta enfraquece a narrativa de que o SARS-CoV-2 escapou de um laboratório, disse Robert Garry, virologista da Tulane University em New Orleans, Louisiana, em entrevista à Nature. Ele explica:

“Se você puder mostrar que A e B são duas linhagens separadas e que houve duas repercussões, isso elimina a ideia de que veio de um laboratório.”

Um outro estudo, publicado de Junho, chegou à mesma hipótese.  Na Austrália, um outro paper classifica os morcegos-ferradura do gênero rhinolophus como ‘reservatórios naturais de coronavírus’.

O biólogo evolucionário Xiaowei Jiang, da Universidade Xi’an Jiaotong-Liverpool em Suzhou, China, defende uma análise mais ampla do genoma, usando os dados ‘brutos originais’ para uma conclusão mais confiável.

Anúncios
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: