Evento denominado ‘Dia do Patrimônio’ terá oficinas gratuitas de 17 a 22 de Agosto.

Com o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, o Dia do Patrimônio de 2021 terá roda de palestras, oficinas e cursos de forma online, por conta da pandemia. Não poderia deixar de rolar evento esse ano: em 2021 o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), organizador do evento, completa 50 anos. O órgão, vinculado à Secretaria de Cultura do estado, conta com a parceria da Appa – Arte e Cultura, organização de fins não econômicos que, há mais de 28 anos gere mais de R$150 milhões, captados junto ao setor público e privado, destinados a mais de 250 iniciativas.
De 17 a 22 de Agosto, especialistas em cultura estarão reunidos, mesmo distantes, para entender quais caminhos tomará a preservação do patrimônio histórico daqui pra frente. A ideia é basear a reflexão nos últimos 50 anos das políticas públicas de patrimônio de Minas Gerais. Cursos e oficinas passarão pelos temas do patrimônio construído, técnica do estêncil artístico, cartografia afetiva, dentre outras atividades, contando inclusive com o auxílio da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
“O Dia do Patrimônio Cultural comemora a consciência do povo brasileiro em relação a sua memória. […] Em Minas Gerais a comemoração possui peso ímpar por nos ajudar a lembrar a diversidade de práticas e costumes que constituiu o nosso extenso território”
(Felipe Pires, presidente do Iepha-MG)
O Iepha-MG atua no campo das políticas públicas de patrimônio cultural. Cabe ao Instituto pesquisar, proteger e promover os bens culturais de natureza material e imaterial de Minas Gerais, em parceria com os órgãos municipais e federal.
Deixe um comentário