CONDERG pode assumir saúde em Mococa após PF mirar Rita Lobato

Última atualização:

Tempo de leitura:

2–3 minutos

Funcionária fala em demissão em massa

Mococa, 24 de Janeiro de 2024. A Prefeitura de Mococa pretende substituir o Instituto Rita Lobato, atual gestor da saúde no município, pelo Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de São João da Boa Vista (CONDERG), que administra, dentre outras coisas, o Hospital Regional de Divinolândia.

O Secretário de Saúde de Mococa, Fábio Delduca, confirmou que o município já conversa com o CONDERG para a substituição. O poder executivo interviu no contrato firmado com o Rita após a operação Quarto Elemento da Polícia Federal, que identificou desvio de recursos públicos por meio de fornecedores.

Fábio Delduca, Secretário de Saúde de Mococa

“Justamente por conta dos desdobramentos ocorridos em outras cidades, outros contratos, avaliamos que a melhor ação seria de realizar a intervenção dos contratos mantidos entre a Prefeitura e o Instituto, trazendo para a municipalidade o controle integral da execução. Isso foi feito em meados de dezembro e visa garantir a manutenção dos serviços e também dos direitos dos funcionários. Logo que foi feita a intervenção, fizemos uma reunião com todos os funcionários e explicamos todos pontos e dúvidas, de forma muito transparente como sempre fizemos.

Nesse tempo, estamos em tratativas com o Conderg, para assumir os serviços se saúde, assim como vem ocorrendo em outros municípios consorciados.”

“Logo que foi feita a intervenção, fizemos uma reunião com todos os funcionários e explicamos todos pontos e dúvidas, de forma muito transparente como sempre fizemos”. Uma dessas funcionárias, enfermeira, apontou que “o que se sabe é que todos serão demitidos para o CONDERG assumir”.

Enfermeira de Mococa

“Todos os funcionários da área da saúde vão ser dispensados. A empresa Rita Lobato teve os bens procurado, está sendo investigada. O pagamento começou a atrasar em São João da Boa Vista começou a investigação (sic.). A prefeitura que está fazendo o pagamento para os funcionários. O que se sabe é que todos serão demitidos para o CONDERG assumir”

Os pagamentos já estão sendo feitos diretamente através da prefeitura, ao invés do instituto. O vereador Thiago Colpani (PL) conta que já recebe reclamações de atrasos nos salários.

Vereador Thiago Colpani (PL)

“Recebi informação hoje sobre atraso de pagamento na saúde . Quanto a CONDERG nada oficial foi respondido ! Ainda estou buscando e levantando informações. A situação não está favorável ! Mas para me manifestar preciso de resposta oficial da prefeitura que não respondeu ofício !”

O Instituto Rita Lobato ainda não se manifestou.

A operação que enquadrou o Rita Lobato

Foto: Agência PF

A operação Quarto Elemento foi deflagrada em Dezembro do ano passado pela Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União. Foram realizados 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de  São João da Boa Vista, Barretos, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Santo André, Franco da Rocha, São Bernardo do Campo e Bragança Paulista. Os recursos federais desviados, segundo a PF, somam R$14 milhões. Ao todo, somando dinheiro federal, estadual e municipal, o desvio chega a R$50 milhões.

Deixe um comentário