Ex -assessor de Renata Abreu (Podemos-SP) saiu do cargo após ser condenado por agredir mãe e irmã
A internet foi tomada por memes após um advogado, na tribuna do STF confundir o livro infantil “O Pequeno Príncipe”, de Saint-Exupéry, com a obra “O príncipe”, de Maquiavel. Mas não apenas isso: após repetir a mentira de que Barroso teria dito que eleição “não se ganha, se toma”, chamar os criminosos do 8 de Janeiro de “patriotas” e Alexandre de Moraes de rancoroso, o doutor acaba tomando uma bronca de “xandão”. Para o ministro, o que ele queria era se candidatar a vereador nas próximas eleições, usando de cortes dessa fala como vídeo de campanha. A contar pelo passado, Moraes pode ter acertado.
Hery Waldir Kattwinkel Júnior se apresenta no tiktok como “Advogado”, “Coordenador Regional Partidário” e “Suplente de Deputado Estadual por São Paulo”. O conteúdo não é dos mais radicais do bolsonarismo: é dividido entre propaganda de sua atuação em Votuporanga-SP e vídeos do tipo “tira dúvidas”, típico de advogados tiktokers.
Condenado por agredir irmã e mãe
Em 2019, a segunda vara criminal de Votuporanga condenou Hery, à época vereador pelo PTC, por violência doméstica contra a mulher. O processo existia desde 2016. Segundo sentença, Hery teria chutado sua mãe pelas costas, depois de uma briga. A mãe foi ao chão. A irmã então intervém, alertando que está filmando tudo. É quando as agressões atingem o pico: o agressor derruba a irmã e começa a bater sua cabeça contra o chão, além de dar socos e tentar sufocá-la. Ela acaba com um dente trincado, e só consegue se ver livre quando Hery consegue capturar o celular e fugir.
A decisão foi embasada no boletim de ocorrência e em laudos médicos. Por conta de maus antecedentes a pena foi fixada em 3 meses e 15 dias. Sua folha de antecedentes conta com uma passagem por Falsidade Ideológica, que acabou arquivado, e outra por infração de medida sanitária preventiva.
Sobre o caso de violência doméstica, ele respondeu ao Jornal “A Cidade” que houveram apenas “lesões leves recíprocas”, e que estaria apenas defendendo o pai de suposto interesse em herança das duas. Em juízo, disse que não houve nenhuma agressão, e apelou para o fato de que seu pai enfrentava problemas de saúde. Falecido no fim de 2017, um ano após o caso, Hery waldir kattwinkel “pai” era empresário conhecido em Votuporanga, proprietário do Hotel Votuporanga Palace, localizado às margens da rodovia Euclides da Cunha.
No ano seguinte à condenação, candidata-se a prefeito e perde. Em 2022, tenta a sorte como Deputado Estadual pelo Solidariedade, e consegue a suplência. Nesse meio tempo, uma curta passagem pelo congresso…
Hery trabalhou por 5 meses no gabinete de Renata Abreu

De 3 de Janeiro a 26 de Julho de 2021, Hery Waldir foi Secretário Parlamentar da Deputada Federal Renata Abreu (Podemos-SP), de orientação lavajatista e bolsonarista, apesar de preferir ser classificada como independente. O salário do advogado no gabinete era de $5.083,18. Atualmente, Renata é presidente nacional do Podemos, partido do deputado cassado Deltan Dallagnol, tendo sido uma das defensoras do deputado quando ele perdeu o cargo, prometendo ajudá-lo a recorrer.
A demissão veio em 2021, após a sentença de segunda instância no caso de violência doméstica. A assessoria emitiu nota explicando que, temendo por sua imagem e a do partido, a deputada não poderia ter em seu gabinete alguém envolvido em violência contra a mulher, mesmo que o processo ainda não tivesse trânsito em julgado. Hery nega: afirma que a iniciativa de pedir demissão foi dele, para se aproximar dos partidos afetos a Bolsonaro.

Deixe um comentário