386 pessoas esperam transplante de coração no Brasil

Última atualização:

Tempo de leitura:

2–3 minutos

lista de espera é a 5ª mais longa do SUS

@g1

#Faustão terá de passar por #transplante de coração e já está na filadoSUS, diz boletim médico. Leia mais no #g1 #tiktoknotícias

♬ som original – g1 – g1

📋O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, acaba de entrar para o fim de uma fila de 386 pessoas à espera de transplante de coração no Brasil. Parece muito, mas não chega nem perto das 2.252 pessoas esperando por um fígado, ou das 25.689 que aguardam uma córnea, ou do topo do ranking: as 36.960 pessoas na lista de espera para transplante de rim.

🔎Na lista do transplante cardíaco 65% dos que esperam são homens, a maioria paulistas acima dos 50 anos.Mas a fila anda: 244 transplantes de coração já foram realizados no Brasil desde o começo do ano. A expectativa, baseada em dados do ano passado, é que sejam quase 365 até o fim do ano. Em 2022, 27 homens da faixa etária de faustão passaram pelo procedimento.

@eptvoficial

O #Encontro de hoje falou sobre o estado de saúde do apresentador Fausto Silva, que segundo o Hospital Albert Einstein precisará de um transplante cardíaco. O programa ainda explicou como funciona a fila de transplante no SUS. Confira! Forças, Faustão ❤ #EPTV #entretenews #faustao

♬ som original – EPTV – EPTV

🧠Pesquisadores apontam que o transplante cardíaco implica desde mudanças biológicas a psicológicas, especialmente por ser um procedimento de alta complexidade. O processo de adaptação envolve tempo e, em alguns casos, psicoterapia. Geralmente, para resultados mais efetivos, o trabalho é interdisciplinar, envolvendo psicólogos, nutricionistas e até assistentes sociais.

💔Para Faustão, a necessidade surgiu por conta de insuficiência cardíaca. O mau é causado, na maioria das vezes, por condições crônicas como a hipertensão. A evolução é imprevisível: alguns casos se agravam em questão de horas, enquanto outros se mantém estáveis por meses. Os sintomas incluem fadiga, falta de ar, perda de peso, inchaço nos pés e joelhos, piora da função renal e queda de pressão.

@dr.tercio

🫀❓ **O que Houve com o Faustão? Entenda Indicações para Transplante Cardíaco** 🔍🩺 Como cirurgião cardiovascular especializado em cirurgia minimamente invasiva, vamos abordar um tema relevante: o caso do Faustão e as indicações para transplante cardíaco. 🏥 **Quando é Indicado Transplante Cardíaco?** O transplante cardíaco é indicado quando o coração não funciona adequadamente, mesmo após tentativas de tratamentos convencionais. Problemas como insuficiência cardíaca grave, doenças congênitas ou danos irreparáveis podem ser critérios para essa intervenção. ⚠️ Embora cada caso seja único, é crucial estar ciente das opções de tratamento para problemas cardíacos. Converse com um especialista em saúde para avaliar suas necessidades individuais e opções disponíveis. #CirurgiãoCardiovascular #TransplanteCardíaco #SaúdeDoCoração #Conscientização #TratamentosCardíacos #CuidadoCardíaco #BemEstar #faustao

♬ Beat Type 90s Madrugada Relaxar – Beatdohostil

📅O procedimento é mais jovem do que o apresentador: tem apenas 56 anos. Mais de meio século, porém, já foi o bastante para melhoras significativas na ciência médica, que tornaram as rejeições mais raras e os sucessos mais frequentes. Todavia, ainda existe o risco de complicações, desde as mais leves, como déficit de atenção passageiro, moderados, como lapsos de memória, e graves, como AVC.

@drantoniocardio

A notícia do mês na cardiologia foi sobre a Insuficiência Cardíaca que acomete o apresentador Fausto Silva, o Faustão e agora listado na fila de transplante cardíaco. Neste vídeo explico um pouco sobre o que é a doença e como acontece esse processo, confira. #insuficienciacardiaca #cardiologia #transplantecardiaco #faustao #saude #transplante

♬ The Champion – Lux-Inspira

💪🏻A experiência aponta que a internação prolongada tende a causar complicações. Vale lembrar, nesse sentido, que o coração é um músculo. Os outros músculos, com o repouso forçado das internações longas acabam por se enfraquecer. Exercícios físicos, por isso, são indicados como ajuda ao pós-operatório. Uma das principais funções do exercício nessa fase é “ensinar” o novo coração a trabalhar por conta própria.

Referências

LIMA, Jessika Simonetti; TAVARES, Caio Menezes; HELUANI, Alessandra Shenandoa. OO corpo no transplante cardíaco. Diálogos Interdisciplinares, v. 14, n. 3, p. 277-289, 2023.

PERES, Letícia Servilha; DE LIMA, William Gonçalves; OLIVEIRA, Alex. Efeitos da mobilização precoce no pós-operatório de transplante cardíaco. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 4, p. 17330-17342, 2023.

DE FREITAS, Débora Silva et al. Serviço social e transplante cardíaco: os desafios da intervenção profissional. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 2, p. 5799-5812, 2023.

VILAÇA, Rafael Saldanha et al. Transplante cardíaco: repercussões clínicas e manejo cirúrgico. Brazilian Journal of Development, v. 9, n. 1, p. 3881-3896, 2023.

SOARES, Julia Florenzano et al. Complicações neurológicas após cirurgia cardiovascular. Revista Eletrônica Acervo Médico, v. 23, n. 6, p. e12780-e12780, 2023.

DE OLIVEIRA SOARES, Pedro Lucas; DA SILVA, Ana Quenia Gomes. Exercicio físico e reinervação miocárdica em pós transplante cardiaco: revisão sistemática. RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 16, n. 101, p. 14-22, 2022.

Deixe um comentário