Vereador filmava inauguração de escola. Veja o vídeo:
Abuso de autoridade. 📱O Prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira (Podemos), se irritou com um celular que estava filmando a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil “Criança Feliz”, no último dia 3. ⚔É que a filmagem era de um de seus opositores na câmara, o vereador André Monteiro (PATRIOTA).
🎬Ao perceber a filmagem, o prefeito aponta para o vereador e manda que ele desligue o celular. 👮🏻♂️👮🏻♂️Ele se nega, e o prefeito ameaça chamar a Guarda Civil Municipal para tomar à força o aparelho, o que faz logo em seguida. A GCM se nega a obedecer a ordem, e tenta acalmar os ânimos. 🔎No vídeo, é possível ver um homem fardado ao lado do parlamentar, conversando de maneira calma. Do lado do prefeito, outro homem fardado cochicha algo ao ouvido do chefe do executivo, e o conduz de volta ao microfone.
Nos comentários, André diz que vai acionar a Promotoria de Justiça de Aparecida por abuso de autoridade, ameaça e calúnia . Ele também comentou o caso em seu Instagram:
Vereador estava “fazendo careta” para prefeito, diz assessoria
A Prefeitura de Aparecida reconhece que o vídeo é real, mas diz que ele foi tirado de contexto, porque antes do início da inauguração, o vereador teria realizado “provocações e agitações” no local.
Ainda segundo o executivo, o vereador estaria “fazendo careta” para o prefeito, que teve uma “reação natural” contra quem “sempre trouxe transtorno para a cidade, buscando conflito, mais uma vez quis trazer um ambiente desagradável, constrangedor”.
” A Prefeitura lamenta que este momento de festa seja ofuscado por um episódio isolado que em nada agrega à população, que ficou feliz com a nova unidade escolar.”
O poder executivo aproveitou para exaltar a nova escola, que atenderá 80 crianças de 6 meses a 5 anos de idade, inclusive em período integral.
A nota oficial termina desinformando, ao “salientar que gravar imagem sem autorização de qualquer cidadão e continuar gravando mesmo depois de solicitada a interrupção fere o direito de imagem previstos na Constituição Federal e no Código Civil”. Apesar deste direito de fato existir, não se aplica a pessoa pública em exercício de função pública, exceto quando utilizada de maneira vexatória ou desrespeitosa.
Contexto
André Monteiro é presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. No Instagram, o vereador se apresenta como “rapaz dos vídeos polêmicos”, “questionador”, “fiscalizador” e “persona non grata na prefeitura”. No Facebook, ele exclama: “se alguma pessoa disser que não gosta de mim, pergunte qual maracutaia dela eu desvendei 😂”. Os posts no mostram uma relação tensa entre os dois bolsonaristas, eivada de acusações de propagação de “fakenews”.
🦶🏽Prefeitura, vereador, câmara e Promotoria de Aparecida foram contactadas, mas não se manifestaram.

Deixe um comentário