MP abre inquérito para apurar descarte irregular de lixo em Igaraí

Última atualização:

Tempo de leitura:

1–2 minutos

Terreno é da prefeitura, que se omitiu de prestar esclarecimentos no prazo

Descarte irregular de resíduos é origem para diversos problemas – Rádio USP
Bairro Guilherme Zanetti, em Igaraí, sofre com descarte irregular de lixo em terreno público / 📸📸📸: Thiago Colpani

Omissão. 🚯A Promotoria de Justiça de Mococa instaurou na última quarta-feira, 28, Inquérito Civil para apurar decarte irregular de resíduos em um terreno da Prefeitura de Mococa no distrito de Igaraí, após omissão do executivo em fornecer esclarecimentos sobre o fato.

O local apresenta sofás velhos, galhos, sacos de lixo e, o mais preocupante, pneus prontos para servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypt, causador da dengue.

📸📸: Thiago Colpani (PL)

A Prefeitura já conhece o problema desde Julho do ano passado, como comprova um requerimento do vereador Thiago Colpani (PL), em que solicitava providências. A resposta veio em fevereiro deste ano: o prefeito Eduardo Barison informou que foram contratados caminhões truck para a limpeza do local.

“houve solicitação de informações à Prefeitura Municipal de Mococa, mas até o momento não houve resposta.”

(Marcelo Sperandio Felipe, 1º Promotor de Justiça de Mococa)

✍🏽A ordem é de Marcelo Sperandio Felipe, 1º promotor de Mococa. ⏱A Prefeitura tem, agora, 15 dias para responder sobre os fatos e 10 dias para contestar a abertura do inquérito, através de recurso para o Conselho Superior do Ministério Público.

🌳O inquérito vai investigar se o descarte irregular, no bairro Guilherme Zanetti, já causou danos ao meio ambiente, para que os responsáveis sejam obrigados a indenizar o estado por conta do mau comportamento.

⚖Como resultado final, pode surgir uma ação civil pública contra a prefeitura, por omissão em resolver o problema e em prestar as informações necessárias.

  • Cumprindo a função

A constituição fixa como obrigação do Ministério Público “promover o inquérito civil e a ação civil pública” para, dentre outras coisas, a proteção do meio ambiente (art.129, III).

Deixe um comentário