Vereador defende PEC que duplicaria o próprio salário

Última atualização:

Tempo de leitura:

6–8 minutos

Thiago Colpani (PL, Mococa) diz que salários estão defasados e chama de hipócritas colegas que votam contra aumentos. Se proposta já estivesse em vigor, seu subsídio subiria de 2,5 vezes a 3 vezes.

2021: Vereador Thiago Colpani e o então presidente Jair Bolsonaro / Redes Sociais (Reprodução)

💬O vereador mocoquense Thiago Colpani (PL) quer que os salários dos vereadores paulistas suba proporcionalmente ao salário dos Deputados Estaduais. 💰📈 A proposta foi apresentada no 6º Conexidades, 🗺 no parque da Uva, em Jundiaí, 📅 no último dia 15 de Junho. Segundo Colpani, a ideia é do parlamento regional de São João da Boa Vista, presidido por ele. 🏛

✊🏼O parlamentar pediu apoio dos vereadores dos outros municípios que estavam no local, para que o Congresso Nacional elabore uma 📝Proposta de Emenda à Constituição que altere as regras que defende o máximo que um vereador pode ganhar.

💬Eis o discurso de Colpani no 6º Conexidades:

Bom dia, já vamos já pra boa tarde, obrigado por vocês todos que ficaram aqui.

É de extrema importância essa PEC, e que vocês possam difundi-la entre os seus pares.

Nós sabemos da dificuldade que nós temos em relação aos subsídios dos vereadores. Subsídios estão defasados, existe uma disparidade muito grande em relação a municípios. Existem município menores onde os vereadores têm subsídio maior, municípios maiores onde os subsídios são menores, e existe uma grande dificuldade para nós vereadores em resolvermos essa questão.

Então lá eu sou presidente do Parlamento Regional de São João da Boa Vista, meu município é de Mococa. E pensando em uma solução para valorização dos nossos pares do poder legislativo municipal, nós elaboramos uma PEC que eu chamo de PEC da Igualdade Parlamentar.

A constituição, ela versa o teto de que um vereador pode ganhar, e a gente precisa mudar isso. No texto da legislação, a gente fez alteração aonde o subsídio do vereador estará atrelado ao subsídio do Deputado Estadual. Desta forma, toda vez que o deputado estadual fizer alguma alteração no subsídio dos deputados, automaticamente será feito no subsídio dos nobres vereadores. E também faremos uma alteração no texto de onde as proporcionalidades, um exemplo: município de 0 a 10 mil habitantes, na constituição fala ‘o teto será de 20%’. A gente vai mudar essa redação e falar: ‘municípios de 0 a 10 [mil] (sic.), o subsídio será de 15%, e assim proporcionalmente’.

Que que nós precisamos? Nós precisamos da movimentação de todas as 645 câmaras municipais, fazendo uma moção de apoio com assinatura de todos os vereadores, para que a gente possa levar isso a Brasília, apresentar aos senadores e fazer a alteração da Constituição através dessa PEC.

Conto com todos vocês. Vocês podem me procurar depois, passo meu contato, vou encaminhar a cada presidente de Câmara um modelo de Moção para que a gente possa unir forças e fazer realmente essa igualdade valer para todos os vereadores.

Todos nós sabemos as dificuldades que nós enfrentamos, os desafios não são fáceis. Temos muitas responsabilidades, os vereadores têm uma força e um trabalho muito importante nos municípios, perante a população, mas temos que resolver esse questionamento. Muito obrigado pelo espaço, pela palavra, parabéns a todos vocês.

Vereador Thiago Colpani (PL), de Mococa.

Após o discurso, Thiago recebe apoio do apresentador do evento:

Vereador, isso daí será essencial no sentido, que eu quero dizer, (sic.) na minha opinião, claro, todos têm a sua opinião aqui. Não vai ter aquele problema, no município: ‘ah, eu tenho medo de votar em um aumento de salário por conta de que a população não vai votar ni mim (sic.)’. Outros querem se candidatar e têm a hipocrisia de falar: ‘eu não necessito do salário, eu quero fazer doação do meu salário’.

De antemão, já adianto, votei todos os aumentos de salários de aumento da minha câmara até hoje, tá, não sou hipócrita, e quantas tiver, irei votar, entendeu? Então, parabéns aí, eu acho que se isso acontecer, vai acabar além de esse problema que os vereadores que realmente trabalham e merecem ter o aumento de salário, aqueles que são hipócritas já vão ganhar de lambuja também e vai poder receber aí já sem ter problema algum.

Então parabéns, vamos ter essa união, e eu acho que isso é muito importante. Já vou pedir que os meus vereadores aqui presentes, de Penápolis, da minha região, que já faça essa moção, o senhor faça, encaminha pra gente (sic.), nós já vamos estar lhe apoiando nisso. E quantos municípios a gente conseguir capitalizar a gente mostra força, porque nós somos as formiguinhas, sem os vereadores o prefeito não é nada, sem deputado os deputados não são nada (sic.). Então se nós tivemos essa união, e todo mundo assinar e essa PEC for votada eu acho que o constrangimento e o problema de ter esse aumento de salário, esse medo de que eu não vou ser eleito se eu votar, eu acho que termina aqui. Parabéns e um muito obrigado, Thiago.

Thiago complementa:

Eu que agradeço, você resumiu muito bem, isso que precisa ser difundido entre os nobres colegas. Existe muita hipocrisia entre nós mesmos, vereadores. Alguns vereadores usam deste artifício de votar contrário para fazer palanque político, e nós não estamos falando de aumento de salário de vereador, nós estamos falando de justiça, de compatibilidade com as reponsabilidades que o vereador tem. Nós estamos defasados, trabalhamos muitas vezes colocando recurso próprio para poder fazer e desenvolver os trabalhos que são importantíssimos para representação da população. Muito bem disse você: nós somos tudo, deputado depende de nós, prefeito depende de nós, senadores, todos, e nós não somos valorizados e somos apedrejados em todas as nossas ações.

Vereador Thiago Colpani (PL), de Mococa
  • Ele disse que precisa mudar a constituição. Como está hoje?

📖A regra sobre o máximo que um vereador pode ganhar de salário vem de uma Emenda à Constituição feita em 2000, que mudou o Artigo 29 da Carta Maior. Os limites são estabelecidos de acordo com o tamanho da população:

Fonte: Politize!

A proposta apresentada pelo vereador é de que o percentual seja obrigatório, e não máximo. Mas há outro limite na constituição: “o total da despesa com a remuneração dos Vereadores não poderá ultrapassar o montante de cinco por cento da receita do Município”

  • 🤔Só pra entender: quanto o vereador Thiago ganha hoje?

💰O salário de um Deputado Estadual, hoje, é de R$ 29.469. Pela regra atual, Thiago Colpani pode ganhar, no máximo, $11.787,99. Seu salário atual, porém, é de $4.143. Caso a PEC proposta por ele estivesse em vigor hoje, os quase $12K seriam obrigatoriamente sua remuneração atual, um aumento de 187% do salário atual 📈. Para fins de comparação, o máximo que qualquer vereador paulista pode ganhar é $22.102.

  • 📱A fala já é usada em vídeo viral

Por conta da fala polêmica, circulam vídeos onde o discurso do vereador é cortado e permeado por memes. Uma das versões dá a entender que Thiago quer, para os vereadores, salário igual ao de Deputados Estaduais, o que não procede.

Vídeo circula nas redes sociais, e dá a entender que Thiago quer salário de quase $30K a todos os vereadores paulistas.
  • 🎤O vereador foi ouvido? O que ele diz sobre isso?

Thiago Colpani foi contactado, confirmou o recebimento do e-mail, mas ainda não respondeu. 📧

Boa tarde,

Excelentíssimo senhor vereador,

Cuida-se de reportagem a ser publicada quando em epígrafe, em endereço que ancora este e-mail. 

O objeto da reportagem é a fala de vossa senhoria no 6° Conexidades, onde defende a criação de uma “PEC da igualdade parlamentar”, com o objetivo de igualar as remunerações dos vereadores às dos Deputados Estaduais.

Isso posto, questiono:

1) Qual seria a justificativa para tal PEC?

2) Vossa senhoria teme por juízos de valor por parte dos cidadãos quanto a esta defesa, dado o teor sensível da proposta?

3) Existem outros apoiadores?

4) Qual seria o impacto financeiro aos cofres públicos de Mococa?

6) Deixo aberto este espaço para quaisquer manifestações relevantes acerca do tema, afim de conferir equilibrio e veracidade à reportagem em questão.

Atenciosamente,

e-mail enviado ao vereador Thiago Colpani

Deixe um comentário